sábado, 5 de março de 2011

Greve dos Educadores e Enchentes no Maranhão

Nota da ANEL Maranhão em apoio à greve dos professores da rede básica estadual

A ANEL (Assembléia Nacional dos Estudantes Livre) divulgou nota apoiando a greve dos professores do Estado iniciada a partir do dia 1º de março. A nota denuncia a Oligarquia Sarney: "Há mais de 40 anos o Estado do Maranhão está mergulhado numa oligarquia que aprofunda as desigualdades sociais, desmonta a educação pública, precariza os serviços de saúde, aumenta a pobreza e ataca os direitos trabalhistas dos servidores públicos estaduais."

Lembrou também das promessas da Governadora Roseana Sarney que durante a campanha falou que iria revolucionar a educação no Maranhão. Veja no site da CSP Conlutas a nota de apoio na íntegra:

www.conlutas.org.br/site1/exibedocs.asp?tipodoc=noticia&id=5978

A tradição de luta dos educadores

No governo Jackson Lago (PDT), os educadores mostraram sua força derrotando a “Lei do Cão” assim chamada a Lei 8592/07 implementada pelo governador do Maranhão apoiado na época pelo PT e PCdoB. O projeto retirava direitos históricos do funcionalismo público estadual e, em particular, dos trabalhadores da educação superior da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do ensino médio.

Relembre esta importante mobilização dos educadores do Maranhão na matéria de Luiz Carlos Noleto disponível no site do PSTU:

www.pstu.org.br/movimento_materia.asp?id=7282&ida=0

Solidariedade da Governadora???

"Viemos aqui trazer a solidariedade da governadora Roseana Sarney que, preocupada com situação, nos determinou implementar ações imediatas para minimizar o sofrimento das famílias que foram afetadas pelas enchentes”. Estas foram as palavras do secretário da Casa Civil, Luis Fernando em visita às areas inundadas na região do Mearim.

O governo mais uma vez não fez nada para evitar as tragédias que se repetem mais um ano em Trizidela do Vale. Nós do PSTU cobramos sim a responsabilidade da governadora com a situação. Isto significa fazer funcionar os programas de prevenção de desastres, melhorar as condições de vida dos trabalhadores, enfrentar a especulação imobiliária e construir moradias populares de qualidade.

Nenhum centavo para prevenir a tragédia

No dia 20 de janeiro o Governo do Estado criou o Comitê de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas - CPAV com a finalidade de promover medidas de prevenção às tragédias da chuva.

Na época repercutia no país as enchentes no Rio de Janeiro e Roseana Sarney queria mostrar a "responsabilidade" com que enfrenta a questão e o espírito solidário com os cariocas enviando inclusive o helicóptero recem adquirido pela Secretaria de Segurança Pública.

Agora na véspera do carnaval a máscara da governadora caiu e as enchentes na região do Rio Mearim mostraram que o Comitê não saiu do papel. Nenhuma ação foi tomada pelo CPAV durante todo o mês de fevereiro conforme percebe-se no Portal de Transparência do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário