domingo, 15 de abril de 2012

Escândalo na Assembleia Legislativa do Maranhão

PSTU exige devolução de salários e vantagens recebidas por deputados estaduais

No último domingo veio à tona pela mídia nacional mais um absurdo praticado pelos governantes do nosso estado. Foi revelada uma série de privilégios concedidos pela Assembleia Legislativa aos seus membros, entre eles o pagamento de auxílio saúde a ex-deputados, altissimas verbas de gabinete e o pagamento de 18 salários anuais para todos os deputados.

Esse abuso ocorria desde 2006 e somente agora diante da repercussão na imprensa e nas redes sociais e a pressão da opinião pública é que os deputados decidiram por fim ao auxílio e reduzir para 15 o número de salários recebidos por ano, mesmo quantidade recebida pelos deputados federais e senadores.

Após a revelação do caso, a maioria dos deputados do Maranhão preferiram não dar declarações sobre o assunto e aqueles que tentaram justificar tamanhos privilégios acabaram soltando inúmeras “perólas”. Segundo a deputada Graça Paz (PDT) os super salários serviriam para servir a população que buscavam auxílio com os parlamentares, já o deputado Neto Evangelista (PSDB) que recebe mais de R$ 20 mil por mês só de salário de forma cínica disse que chega a faltar dinheiro no final do mês.

Vale ressaltar que mesmo com a redução, os parlamentares ainda mantém uma situação bem diferente da maioria dos trabalhadores maranhenses que não conseguem que o salário chegue ao fim do mês. É inadmissível que em um estado tão empobrecido como o Maranhão, onde milhares de famílias sobrevivem de bolsa família e o funcionalismo público estadual sofre com salários achatados, que se mantenham privilégios deste tipo.

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, vem a público repudiar mais este absurdo e exige que os parlamentares devolvam aos cofres públicos todo o dinheiro recebido ilegalmente. Defendemos que os parlamentares têm de receber salários iguais ao de um trabalhador especializado.

É preciso manter a pressão sobre os deputados para eliminar com todos os privilégios dos parlamentares. Para isso é fundamental ir às ruas expressar toda esta revolta.

Não aos privilégios dos deputados!

Um comentário:

  1. Mais uma vez estaremos unidos para construir um projeto de vida para o Maranhão. Vamos dar um basta na corrupção sem nos juntarmos a ela, é o momento de fazermos o homem do século XXI sem os mesmos vícios desta corja de políticos que há quase cem (100) anos zombam da cara de nosso povo e da desgraça de nosso estado.

    ResponderExcluir