sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Vote PSTU! Vote 16! Compartilhe essa ideia.


Por Dayana Coelho, da Juventude do PSTU

Na madrugada de ontem tivemos o que a Mirante chamou de debate com os candidatos a prefeito de São Luís, mas que na verdade não passou de um circo promovido pelos candidatos da burguesia e seus aliados, que não economizaram nas promessas mirabolantes e tampouco ousaram comprometer quem quer que fosse, já que ali parecia todo mundo de rabo preso.

Candidatos que até outro dia estavam do mesmo lado, vide Tadeu, secretário de Turismo do Governo Roseana/Washington e Edvaldo Holanda Jr, que até as eleições passadas pedia voto para João Castelo, foram bem cordiais uns com os outros e quase não levantaram polêmicas. Pelo contrário, a sintonia entre as propostas era tão escancarada a ponto de um complementar a proposta do outro.

Claro que não há nada de errado em propostas iguais para um mesmo problema, mas tanta sintonia demonstra que o projeto desses candidatos tem o mesmo pano de fundo: continuar a garantir os lucros dos empresários a custas da exploração e da opressão do trabalhador. Ou você acha que o VLT ou o bilhete único não vão ser desculpas para aumentar a passagem? Ou que algum dos candidatos de fato implementará uma política séria de reforma urbana, que limite os privilégios e as concessões das maníacas empresas imobiliárias, muitas das quais inclusive financiam suas campanhas?

O resultado do debate não poderia ser outro senão a sensação de que estão todos falando da mesma coisa, a mesma ladainha de propostas mirabolantes que não saem do papel ou que apenas privilegiam os ricos e poderosos, como a construção da Marginal Sarney, vulgo Via Expressa. 

Mesmo o candidato que mais se diferenciou dos demais por tratar com mais polêmica de temas como transporte e reforma urbana, Haroldo Saboia (PSOL) deixou claro, mais uma vez, a sua pretensão pessoal de assumir a prefeitura por entender ser o mais bem preparado para transformar São Luís numa cidade feliz, como já tinha feito em entrevista a rádio Mirante AM em que ressaltou: eu, se tenho um desejo de um cargo executivo, ele se resume a prefeitura de São Luís.

Lamentamos que o único representante da esquerda de São Luís convidado ao debate não tenha usado o espaço para questionar a “democracia” promovida pela TV Mirante que excluiu os demais candidatos com argumentos pífios, ou mesmo ressaltar as falcatruas de seus adversários e a organização dos trabalhadores de nossa cidade, frente a tantos ataques.

Entendemos que a candidatura de um representante da esquerda de nossa cidade não pode se limitar a uma mera ambição individual, mas principalmente deve servir para restabelecer a confiança do trabalhador em suas forças e em sua organização, pois somente estes organizados poderão tomar o poder e transformar nossa sociedade, somente estes tem competência para governar uma cidade, por isso defendemos uma São Luís para os trabalhadores.

Desde o primeiro dia de campanha nossas candidaturas estão a esse serviço: denunciar os candidatos que estarão a serviço dos ricos e poderosos, denunciar o financiamento das grandes empreiteiras, as privatizações, o descaso com a educação e a saúde pública, os privilégios dos políticos. e apresentar como única alternativa a tanta desigualdade a tomada do poder pelos trabalhadores, a revolução socialista.

E foi justamente por tudo isso que fomos excluídos do debate aqui, assim como em várias outras emissoras de tv pelo Brasil que “representam as empresas privadas que comandam a mídia do país decidindo o que o povo pode ou não pode ver e ouvir”. Este é apenas mais um elemento do caráter anti-democratico do sistema eleitoral que de pronto garante tempo desigual de radio e tv, o que apenas beneficia os grandes partidos.

Diante de todo o debate que tem se feito sobre a participação ou não de nossos candidatos no debate, e do pouco tempo que temos de tv e radio, muitos de nossos apoiadores ainda se sentem constrangidos de compartilhar nossos materiais em casa, nos seus locais de trabalho ou estudo e/ou nas suas redes sociais sob o argumento de que não querem fazer propaganda para nenhum candidato. Infelizmente, essa é uma atitude que apenas beneficia aos grandes partidos, que com o financiamento das empresas que cotidianamente explora e oprime nossos trabalhadores, patrocinam propagandas milionárias em seus vastos minutos na tv e no rádio.

Em todo o Brasil fizemos campanhas contra o bloqueio que a mídia nos impõe, seja vetando nossos candidatos nos debates, seja na injusta e antidemocrática distribuição do tempo de propaganda eleitoral feito pelos TREs, fazendo um chamados aos nossos apoiadores para divulgarem e compartilharem nosso material! Nessa reta final, não é diferente: queremos que você que se identificou com o nosso programa e acompanha nossa trajetória sempre nas lutas dos trabalhadores e da juventude, também tenha a ousadia de propor aos seus amigos e familiares uma alternativa socialista! 

Declarar seu voto no PSTU nos ajudará a furar o bloqueio da mídia e fazer com que mais trabalhadores vejam e conheçam nosso programa, não apenas para votar em nós, mas para se filiar ao partido ou mesmo militar conosco, participar de nossas reuniões e fortalecer o instrumento que ajudará as massas na trajetória da tomada do poder!

Em São Luís, depois do fiasco do “debate”, fica cada vez mais evidente a necessidade de construirmos uma alternativa revolucionaria e socialista em nossa cidade, chega do mais do mesmo dos candidatos dos ricos e poderosos e dos seus partidos! Vote no PSTU! Compartilhe essa ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário