quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A juventude maranhense que quer transformar o mundo se encontrou em Alcântara neste último final de semana.



Por Helena Durans e Micael Carvalho
    

Realizado no último final de semana o I Acampamento da Juventude Revolucionária do Maranhão

A Juventude do PSTU Maranhão realizou no último final de semana (dias 23, 24 e 25) em Alcântara - MA, o I Acampamento da Juventude Revolucionária. Foram momentos marcantes que reuniu importantes debates políticos e diversão.
Logo quando chegaram os participantes puderam c
ontemplar as belezas naturais da cidade histórica, com muita animação e disposição para aproveitar a programação.
O acampamento foi aberto com uma plenária sobre o seu funcionamento, as atividades e a divisão em comissões para as tarefas. Na noite de sexta feira ocorreu o Cine Debate com o filme “Quanto vale, ou é por quilo”, que proporcionou intensas discussões a cerca das ONG, da opressão racista, sobre a escravidão moderna, sobre do mito da democracia racial brasileira, dentre outros temas ligados à questão social. Logo após o debate ocorreu a cultural livre com karaokê, brincadeiras e muita alegria.
Na manhã do sábado o debate foi feito por Saulo Pinto (Economista e Professor do IFMA), Eloy Natan (da Direção Regional do PSTU) e Giovanny Castro (Juventude do PSTU) os três fizeram uma análise sobre “A atual conjuntura e a situação da luta de classes no Brasil”. E o dia estava só começando!
Pela tarde a famosa Praça da Matriz de Alcântara recebeu os Grupos de Discussão. Em ritmo da dinâmica dos balões, os jovens passaram a tarde debatendo variados recortes de artigos publicados em blogs, sites, revistas, jornais, etc... No final dos GD’s todos os grupos se reuniram e deram inicio à plenária de repasses das discussões feitas e debatidas.
Final de tarde, pôr do sol, vento forte e a tranquilidade da Praça da Matriz... Combinação perfeita para relembrar a infância e brincar de pega-pega. E foi nesse clima que a tarde do sábado foi finalizada.
Depois de muitos debates políticos foi à vez dos participantes se divertirem no Sarau Livre, que homenageou Leon Trotsky, lembrando os 73 anos de sua morte. A festa foi regada com muito poema, música, descontração e uma linda fogueira com um plano de fundo do mar e lua cheia. Afinal, como dizia o homenageado, “Nem só de política vive o homem”.
O último dia do acampamento iniciou com um debate sobre “O partido revolucionário e a necessidade do socialismo”. Na mesa o militante Hertz Dias (Luta Popular, Direção Regional do PSTU) e a militante Helena Durans, (Juventude do PSTU) fizeram uma forte explanação sobre esse tema que é importantíssimo para a nossa organização, com consequência houve bastantes perguntas dos participantes com boas intervenções, proporcionando um excelente debate. Ao finalizar a mesa o sentimento de lutar por uma nova sociedade tomou conta da juventude revolucionária e a certeza de que a construção do partido revolucionário não pode esperar ficou ainda mais fortalecida.
Pela tarde a juventude pôde mais uma vez aproveitar as maravilhas naturais de Alcântara, com banho de mar regado por um belíssimo sol, finalizando o acampamento com um churrasco revolucionário.
Com certeza Alcântara deixou saudades, durante os três dias de acampamento os jovens que participaram dessa atividade tiveram a oportunidade de aproveitar a cidade histórica com diversão e muita animação, conhecer novas pessoas, fazer novas amizades e, sobretudo, ter avançado na formação politica tendo como base as boas discussões feitas nas terras de Alcântara.
“A juventude que sonha com um mundo novo, que acredita que é possível viver em uma sociedade livre de opressões e da exploração tem uma alternativa de organização revolucionária e socialista. Queremos fortalecer nossas fileiras por isso fazemos um chamado para todos vocês que acreditam num novo futuro, venham construir conosco nossos sonhos, pois a juventude que luta e sonha não tem outro lugar para se organizar no Brasil, senão o PSTU”, afirmou Micael Carvalho, militante da juventude do PSTU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário